Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Período crítico de incêndios prolongado até 23 de novembro

Falta de chuva leva a alargamento do período crítico de incêndios.

Período crítico de incêndios prolongado até 23 de novembro
Notícias ao Minuto

17:19 - 17/11/17 por Goreti Pera

País Governo

O Governo prorrogou o período crítico de incêndios até ao dia 23 de novembro. A decisão, comunicada às redações pelo gabinete do ministro da Agricultura, foi motivada pela “provável ausência de precipitação significativa”.

Trata-se de uma circunstância que “promove a manutenção dos índices de perigo de incêndio em valores superiores aos típicos para a presente altura do ano”, dá conta um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural hoje publicado em Diário da República.

Devido às condições climatéricas, lê-se no documento assinado por Miguel Freitas, “considera-se prudente manter a adoção das medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios”.

Por esse motivo, “é prorrogado até 23 de novembro o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (…) por força das circunstâncias meteorológicas excecionais”.

O Executivo lembra ainda, no ano em que mais de uma centena de pessoas morreu em Portugal em consequência dos incêndios, alguns cuidados de dever ser tidos em conta pelos cidadãos. Durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; e fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório