Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

UGT avisa que solução para professores tem de começar a 01 de janeiro

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, reiterou hoje que a central sindical admite uma solução faseada de vários anos para os professores, mas alertou que esta terá de começar já a 01 de janeiro do próximo ano.

UGT avisa que solução para professores tem de começar a 01 de janeiro
Notícias ao Minuto

18:13 - 16/11/17 por Lusa

País Carlos Silva

"O ponto de partida é 01 de janeiro de 2018, o ponto de chegada cabe discutir entre Governo e sindicatos se leva 5, 6, 7 ou 8 anos, o que é importante é que nenhum dia seja perdido", defendeu Carlos Silva, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o candidato à liderança do PSD Pedro Santana Lopes.

O líder da central sindical salientou que a UGT considera "aceitável" o faseamento do descongelamento das carreiras dos professores, um processo que o Governo estima custar 650 milhões de euros.

"Quanto é que o Governo tem condições de acomodar em 2018? Não sei, nem que fosse 5 ou 10% desta verba, tem de ser o governo a determinar com os sindicatos qual a margem de manobra que tem e quantos anos são necessários para acomodar", defendeu.

Mas para o secretário-geral da UGT o descongelamento de carreiras "está-se a discutir no âmbito do Orçamento do Estado para 2018 e não em qualquer outro enquadramento, portanto deve começar em janeiro de 2018".

Carlos Silva rejeitou que o processo negocial possa ser atirado "para as calendas", sobretudo para depois das próximas legislativas.

"Não há vitórias antecipadas, nem derrotas antecipadas: isso seria como dizer quem vier a seguir que feche a porta. Não é isso que aceitamos", reiterou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório