Comboio histórico regressa ao Douro com locomotiva a diesel

As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro recomeçam hoje, por um preço de 35 euros, sendo a locomotiva a vapor substituída por uma máquina a diesel.

Comboio histórico regressa ao Douro com locomotiva a diesel

© Lusa

Lusa
13/07/2013 06:55 ‧ 13/07/2013 por Lusa

País

Viagens

Ao longo de 13 sábados, entre hoje e 05 de outubro, o comboio histórico vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua da Estação do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), com paragem na vila do Pinhão, numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal explicou, numa nota, que a utilização da composição a diesel permitirá obter "custos inferiores aos da tração a vapor", possibilitando a redução do preço dos bilhetes de 45 para 35 euros.

Este ano, a CP disponibiliza "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais animará os passageiros, que podem provar bolas de carne típicas da região e vinho do Douro.

Para a viagem inaugural, a CP convidou 100 utentes de lares para reviver as viagens de comboio de antigamente.

Em 2008, viajaram no comboio histórico do Douro 2.441 passageiros, número que subiu para os 3.222 em 2009 e foi decrescendo progressivamente até 2012, ano que em subiram a bordo apenas 1.968 passageiros.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas