Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Rastreios da retinopatia diabética para 11.600 doentes do Vale do Sousa

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) vai retomar em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira um programa de rastreio da retinopatia diabética, abrangendo 1.600 doentes, anunciou hoje a estrutura.

Rastreios da retinopatia diabética para 11.600 doentes do Vale do Sousa
Notícias ao Minuto

11:17 - 14/11/17 por Lusa

País Oftalmologia

O trabalho vai ser desenvolvido nos centros de saúde da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Norte, com o objetivo de avaliar os diabéticos sinalizados.

Em caso de necessidade, os doentes serão encaminhados para a especialidade de oftalmologia dos centros hospitalares de São João, no Porto, e do Tâmega e Sousa.

Segundo a ARS-N, o programa terá uma duração de cerca seis meses. Prevê-se que sejam atendidos 140 diabéticos por dia, com recurso a pessoal técnico especializado e equipamento adequado.

A tutela da saúde no norte do país destaca a importância de se ter retomado o investimento neste programa de rastreio, recordando incide em populações "em que a incidência da doença ou efeitos decorrentes da retinopatia diabética poderiam vir a ser, num futuro próximo, muito acentuados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório