Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Surto de legionella faz dois mortos

A diretora da Direção Geral de Saúde (DGS) acaba de fazer o balanço sobre o surto de legionella em Lisboa.

Surto de legionella faz dois mortos
Notícias ao Minuto

17:44 - 06/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Lisboa

A diretora-geral de Saúde informou que morreram esta segunda-feira duas pessoas infetadas com legionella: uma mulher de 70 anos que estava internada no Hospital de Santa Maria e um homem de 77 anos que estava internado numa unidade privada de saúde.

Ambos estavam nos cuidados intensivos das unidades hospitalares acima referidas.

Graça Freitas informou, ainda, que a doença dos legionários atingiu, até ao momento, "29 pessoas, estando entre eles os dois óbitos ocorridos esta segunda-feira". Todos os restantes doentes estão estáveis.

O surto de Legionella, recorde-se, foi detetado no passado dia 31 de outubro quando foi diagnosticado um caso. No dia 3 de novembro, seguiram-se mais nove casos, acrescentando-se 14 no dia 4, quatro no dia 5 e dois esta segunda-feira, dia 6.

Entre as pessoas infetadas, 26 encontram-se internados, três dos quais nos cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier, onde foi detetada a infeção.

A origem mais provável deste surto, repetiu Graça Freitas, terá sido a água do Hospital de São Francisco Xavier, embora ainda estejam a ser feitas análises. A responsável salientou que o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge está a realizar análises, que vão demorar tempo a produzir resultados para detetar a origem do surto, admitindo a responsável que poderá estar nas torres de refrigeração ou no sistema de águas do hospital.

[Notícia atualizada às 18h49]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório