Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Legionella: "Situação está controlada, não temos situações críticas"

Em comum entre os pacientes está o facto de todos terem visitado o hospital nos últimos dias.

Legionella: "Situação está controlada, não temos situações críticas"
Notícias ao Minuto

13:21 - 05/11/17 por Goreti Pera

País Governo

O secretário de Estado da Saúde esteve esta manhã no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, para uma reunião a propósito do surto de Legionella desde o dia 31 de outubro.

Até ao momento, há registo de 24 doentes infetados. Mas o número pode vir a aumentar, como explicou aos jornalistas o secretário de Estado da Saúde.

Segundo Manuel Delgado, “a situação está circunscrita, está controlada, não há situações críticas e o hospital está a responder adequadamente à situação”. Dos 24 pacientes infetados, três estão no serviço de urgência, dois foram transferidos para unidades de internamento, 17 encontram-se na enfermaria e dois estão nos cuidados intensivos.

Em comum entre todos os pacientes está o facto de todos terem visitado o hospital nos últimos dias.

Em relação a estes últimos, cujo estado de saúde é mais grave, o governante sublinhou que se trata de uma gravidade estabilizada. “Esperemos que possam evoluir bem”, afirmou.

A bactéria encontrava-se nos circuitos de água do Hospital de São Francisco Xavier. “Vamos verificar se tudo ficou bem depois do choque térmico e do choque químico que fizemos na água em circulação”, acrescentou o secretário de Estado.

Recorde-se que o período de incubação da bactéria no organismo é de 10 dias. Só depois surgem os primeiros sintomas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório