Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Número de casos de legionella sobe para 19

A grande maioria dos casos foi registada no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Número de casos de legionella sobe para 19
Notícias ao Minuto

21:22 - 04/11/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Lisboa

O número de casos de legionella não para de aumentar. A mais recente atualização, do boletim epidemiológico da Direção-geral de Saúde, refere que já são 19 o número de casos registados em Lisboa: 18 no Hospital de São Francisco Xavier e um numa unidade hospitalar privada cujo nome não foi divulgado.

De acordo com o boletim, 14 pacientes têm idade igual ou superior a 70 anos, 8 são do sexo masculino e três permanecem internados na unidade de cuidados intensivos, o que representa também um aumento, uma vez que aquando da conferência de imprensa da diretora-geral de Saúde eram duas as pessoas que apresentavam um estado de saúde mais delicado. 

O mesmo documento revela que o paciente mais novo tem 40 anos e o mais velho 97. 

Notícias ao MinutoIdades dos pacientes infetados© Direção-Geral de Saúde

Quanto à data de início dos sintomas, o gráfico divulgado pela Direção-Geral de Saúde mostra que o pico ocorreu no dia 31 de outubro. 

Notícias ao MinutoData de início dos sintomas© Direção-Geral de Saúde

Esta informação é divulgada pouco tempo depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se ter deslocado ao Hospital de São Francisco Xavier, na zona do Restelo, em Lisboa, para se inteirar da situação.

Segundo a SIC Notícias, o Presidente foi acompanhado, na sua visita, pela diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, mas não pelo ministro da Saúde que, contudo, estava avisado da decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.

Graça Freitas sublinhou que é possível que o número de pessoas infetadas pela bactéria venha a aumentar, tendo em conta o período de incubação de dez dias da doença e o facto de as medidas de contenção terem sido tomadas depois de conhecidos os primeiros casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório