Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oficial: Há 15 casos de legionella registados no São Francisco Xavier

Há ainda um 16º paciente que foi diagnosticado numa unidade de saúde privada, onde se encontra internado

Oficial: Há 15 casos de legionella registados no São Francisco Xavier
Notícias ao Minuto

17:53 - 04/11/17 por Pedro Filipe Pina

País DGS

A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou esta tarde o balanço do número de casos de legionella.

Há, neste momento, 15 pacientes a registar no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e um 16º paciente, um "caso com ligação epidemiológica ao Hospital de São Francisco Xavier que foi diagnosticado numa unidade de saúde privada, onde se encontra internado".

Em comunicado, a DGS adianta ainda que entre os 15 pacientes que foram internados no Hospital São Francisco Xavier, um "já teve alta" enquanto os restantes 14 se mantém internados.

"Os doentes são, na sua maioria, idosos com fatores de risco associados", adianta ainda o mesmo comunicado.

"Na sequência da investigação epidemiológica" que foi lançada, e "de forma a avaliar a situação, recolheram-se amostras em vários pontos dos circuitos de água do Hospital de São Francisco Xavier".

Estas amostras foram analisadas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e revelaram a presença de legionella. "Pelo princípio da precaução foram tomadas as medidas adequadas para interromper a possível fonte de transmissão", explica-se ainda.

No mesmo comunicado, a DGS informa que, "de forma a facilitar a implementação das medidas de controlo, o INEM irá redirecionar temporariamente para outras instituições hospitalares os doentes mais graves que se destinariam ao Serviço de Urgência do Hospital de São Francisco Xavier, que se irá manter aberto para os restantes doentes".

[Notícia atualizada às 18h]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório