Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Imunidade contra sarampo? "A mensagem é: vacinar, vacinar, vacinar"

Adalberto Campos Fernandes afirma que essa interpretação “não está” no relatório do Instituto Ricardo Jorge, vincou, destacando que Portugal tem um dos melhores programas de vacinação da Europa.

Imunidade contra sarampo? "A mensagem é: vacinar, vacinar, vacinar"
Notícias ao Minuto

10:23 - 31/10/17 por Fábio Nunes

País Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deslocou-se esta terça-feira de manhã ao hospital de São Teotónio, em Viseu, para visitar alguns dos feridos dos recentes incêndios. Mas o responsável foi confrontado com os dados de um inquérito do Instituto Ricardo Jorge relativamente à imunidade de grupo contra o sarampo em Portugal.

Os dados do inquérito mostram que houve uma redução no número de pessoas imunes à doença, desceu de 95,2% para 94,2%. “Este valor é inferior 95%, proporção de indivíduos seropositivos (com contacto com o agente infecioso) necessária para que ocorra imunidade de grupo”, pode ler-se no relatório.

Mas Adalberto Campos Fernandes rejeita que Portugal tenha perdido a imunidade de grupo contra o sarampo. “Essa apreciação não está no relatório e é uma interpretação que está, do ponto de vista da leitura, inadequada e que projeta o sentimento de alarme que é injustificado”, referiu o ministro, que ainda destacou o programa de vacinação nacional.

“Portugal tem um programa de vacinação muito bem sucedido, dos melhores da Europa, e as famílias, os pais e os educadores, devem compreender que é fundamental cumprir o programa de vacinação”, sublinhou, admitindo ainda assim que se tem verificado uma “desabituação, não só em Portugal mas na Europa, do hábito de vacinar e nalguns segmentos da população isso tem sido particularmente notado”.

“A mensagem importante é: vacinar, vacinar, vacinar”, realçou Adalberto Campos Fernandes. “A ausência de circulação do vírus e a ausência de consequência faz presumir que esse inimigo biológico deixou de existir mas ele está presente e nós temos de estar atentos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório