Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

No Dia Municipal do Ostomizado, Amarante estreia 'curta' sobre o tema

O Dia Municipal do Ostomizado, instituído em 2016 por Amarante, assinala-se na sexta-feira com a estreia de uma curta-metragem "inédita em Portugal" sobre o tema, avançou hoje a organização.

No Dia Municipal do Ostomizado, Amarante estreia 'curta' sobre o tema
Notícias ao Minuto

15:31 - 25/10/17 por Lusa

País Sociedade

O filme intitula-se 'Condição - ostomia: viver em igualdade' e utiliza "uma animação inovadora e única", explicou Léa Pinheiro, presidente da Associação Nacional de Ostomizados, fundada em 2015, em Amarante.

"Esta curta-metragem é baseada numa história real. Conta um episódio entre um adulto ostomizado e uma criança", destacou, em declarações à Lusa.

O Dia Municipal do Ostomizado é uma organização conjunta daquela associação e da Câmara de Amarante.

À Lusa, a vereadora da Ação Social, Lucinda Fonseca, assinalou a importância daquela curta-metragem: "Quando conhecemos o projeto, percebemos o potencial e decidimos então incluir esta curta-metragem na campanha Amarante de Igual para Igual".

A autarca faz notar que se tem verificado, em termos gerais, o aumento das denúncias de 'bullying' nas escolas, frisando que aquele filme, realizado no concelho, pretende "alertar para esta realidade ainda muito escondida que afeta também cada vez mais crianças".

A presidente da Associação Nacional de Ostomizados reforça a importância daquela iniciativa, insistindo que se pretende "desmistificar esta condição, evitando que os meninos portadores de uma ostomia sejam vítimas de 'bullying' ou alvo de chacota".

O filme tem cerca de nove minutos, foi realizado por Diogo Cardoso, um jovem de Amarante formado em artes plásticas, e contou com o apoio de vários voluntários.

Na sexta-feira, o filme vai ser exibido às 15:00, na sessão de abertura da campanha "Amarante de Igual para Igual".

A campanha realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e prolongar-se-á até 10 de dezembro.

Segundo a autarquia, a ação "promove a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para temas como a igualdade, a violência nas relações de intimidade e deficiência, entre outras.

No dia de abertura, será também inaugurada a exposição "Igualdade está na Rua", na Alameda Teixeira de Pascoaes, que consiste na decoração de uma moldura associada ao tema "de igual para igual", preparada por instituições do concelho ligadas à infância, deficiência e terceira idade, cuja mensagem será partilhada nas redes sociais.

Um ciclo de conversas, no dia 10 de novembro, com a colaboração da Ordem dos Psicólogos, subordinado ao tema "Conversas de Igual para Igual", para o qual está anunciada a participação de cerca de 400 pessoas, é outro ponto do programa destacado pela organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório