Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Atenção, não se esqueça de acertar os ponteiros do relógio esta madrugada

Ponteiros vão recuar 60 minutos na madrugada deste sábado para domingo.

Atenção, não se esqueça de acertar os ponteiros do relógio esta madrugada
Notícias ao Minuto

08:29 - 28/10/17 por Melissa Lopes

País Inverno

Apesar de o tempo ser de autêntico verão, a verdade é que já chegou a hora de nos orientarmos pelo horário de inverno.

Assim sendo, em Portugal Continental e na Madeira, às 2 horas da próxima madrugada (dia 29), não se esqueça de atrasar o seu relógio 1 hora. Nos Açores, o recuo de 60 minutos no relógio é feito à 1 hora da madrugada.

A informação consta no site do Observatório Astronómico de Lisboa, onde é referido que esta alteração horária acontece “em conformidade com a legislação europeia”. 

A hora de inverno, que faz com que domingo seja o dia mais longo do ano, com 25 horas, vai manter-se até à madrugada de 25 de março de 2018, altura em que os relógios voltam a ser adiantados 60 minutos, entrando-se na hora de verão. Poder-se-á dizer: ‘the winter is coming’ quase sem o verão ter saído de cena. 

A propósito da mudança para o horário de inverno, recordamos qual a opinião da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, que considera que esta alteração tem impactos negativos na saúde. A alteração dos ponteiros do relógio para a hora de inverno traz "mais riscos que benefícios" devido à "súbita exigência de mudança" do "tempo interno" das pessoas, considerou Miguel Meira Cruz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório