Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Câmara doa 26 toneladas de batata da Cova da Beira para ajudar vítimas

A Câmara Municipal da Covilhã anunciou hoje que lançou uma campanha de solidariedade destinada aos concelhos vizinhos afetados pelos incêndios de dia 15, para onde serão encaminhadas, pelo menos, 26 toneladas de batata.

Câmara doa 26 toneladas de batata da Cova da Beira para ajudar vítimas
Notícias ao Minuto

14:53 - 24/10/17 por Lusa

País Incêndios

Em nota de imprensa enviada à agência lusa, este município do distrito de Castelo Branco esclarece que a primeira remessa será composta por 26 toneladas de batata produzida na Cova da Beira e que será encaminhada na quinta-feira para Oliveira do Hospital.

Segundo o referido, esta oferta terá como destinatário a Associação de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões, onde arderam mais de 50 casas.

"A primeira remessa de alimentos contará com o apoio de empresários e da autarquia da Covilhã", é referido na informação, que também especifica que a recolha de alimentos se manterá até dia 03 de novembro.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, sublinha que "este é um gesto de solidariedade entre vizinhos, mas é também uma forma de arregaçar as mangas e assumir a recuperação destes municípios como uma responsabilidade de todos os portugueses".

Vítor Pereira lembra que o concelho da Covilhã "também foi fortemente fustigado pelas chamas, mas felizmente sem vítimas e sem grandes prejuízos na área habitacional e industrial".

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório