Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Vítimas dos incêndios e familiares são "prioridade das prioridades"

Marcelo Rebelo de Sousa terminou visita aos municípios onde se registaram as vítimas mortais dos incêndios da semana passada. Destaca importância do plano de emergência e de uma reflorestação bem feita.

Vítimas dos incêndios e familiares são "prioridade das prioridades"
Notícias ao Minuto

20:30 - 22/10/17 por Fábio Nunes

País Presidente República

O Presidente da República concluiu em Penacova as suas visitas pelos municípios onde se registaram as 44 vítimas mortais dos trágicos incêndios da semana passada.

Em declarações à RTP 1, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que esteve com "praticamente com todos os familiares das vítimas. Só nos casos que não foi possível é que não o fiz". Referiu que os familiares das vítimas dos incêndios da última semana "estão a lutar para recomeçar. Emociona muito mas dá também muita força".

Questionado pelas principais prioridades políticas numa situação destas, Marcelo Rebelo de Sousa foi esclarecedor. "A prioridade das prioridades é olhar para os familiares dos que partiram, olhar para os que sofreram nas suas casas, nas suas vidas, nos seus empregos", disse.

"A prioridade política é o plano de emergência. Mas é evidente que depois é muito importante a prevenção e o combate aos fogos para que isto jamais aconteça nestes termos", afirmou o Presidente da República, para depois destacar a importância de uma "reflorestação que deve ser feita como deve ser e não mal feita".

Marcelo não quer esquecer mas acredita que o país vai superar a tragédia deste verão, "porventura a maior tragédia na história da democracia deste país".

"Temos uma nação muito antiga, muito unida e coesa, que já passou por muitas tragédias", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório