Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Danos são de reparação difícil mas vidas perdidas são "perda irreparável"

Marcelo Rebelo de Sousa está a visitar as zonas afetadas pelos incêndios

Danos são de reparação difícil mas vidas perdidas são "perda irreparável"
Notícias ao Minuto

17:07 - 20/10/17 por Sara Gouveia

País Seia

O Presidente da República está a visitar as zonas afetadas pelos incêndios por todo o país, tendo reunido esta tarde com os autarcas do concelho de Seia.

Sentado à mesa com os responsáveis políticos locais, Marcelo Rebelo de Sousa iniciou o encontro com uma palavra de apoio, solidariedade e agradecimento.

"A minha presença aqui tem três significados: o primeiro é o de solidariedade - estou solidário com todos e compreenderão que haverá uma palavra muito especial para os familiares das vitimas mortais, porque se os danos são de reparação difícil, as vidas desaparecidas representam uma perda irreparável", disse. 

Explicando os restantes significados da sua presença, Marcelo continuou: "Depois gratidão, pela luta em condições muito difíceis perante um fenómeno novo e depois a terceira palavra é virada para o futuro – percebo que em todos estes municípios se note, não só uma capacidade de resistência durante aqueles dias e noites, mas agora a capacidade de reconstrução. As pessoas já estão viradas para o futuro, muito em cima do que viveram". 

Segundo o Presidente é preciso que o país inteiro mantenha "essa solidariedade viva" e "não apenas os responsáveis políticos, não apenas os responsáveis politicos internacionais, não apenas a União Europeia", mas sim todos os portugueses e portuguesas "mesmo quando estão distantes do ponto de vista geográfico", apelou.

A reunião continuou com Marcelo Rebelo de Sousa a questionar os autarcas presentes sobre a área ardida na região, sobre a extensão dos danos empresariais e sobre o número de habitações afetadas.

Depois desta reunião o Presidente seguiu caminho para uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Seia e a alguns dos locais mais afectados pela tragédia dos incêndios, seguindo depois para Carregal do Sal, no distrito de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório