Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Benfica não foi constituído arguido", garante advogado

O clube da Luz não foi constituído arguido no caso dos emails. A garantia foi dada à BTV pelo porta-voz do grupo de advogados do Benfica.

"Benfica não foi constituído arguido", garante advogado
Notícias ao Minuto

18:37 - 19/10/17 por Ana Lemos com Pedro Reis

País Caso dos emails

Na antena da BTV, João Correia, o porta-voz do grupo de advogados do Benfica, comentou assim a realização de buscas esta quinta-feira ao clube e a casas de dirigentes encarnados: "Até que enfim que a Polícia Judiciária (PJ) tomou, e bem, o encargo de vir aqui apurar se existe um qualquer indício da prática de um crime de corrupção ou influência perversa nos resultados desportivos". 

"Nós todos queríamos avidamente [e sabíamos] que o único meio para destruir essas acusações era este episódio que se passou aqui hoje. Ou seja, que a PJ cá viesse para verificar em pormenor se era verdadeiro ou falso tudo aqui que nos era imputado. Este era o único meio possível. E nós estávamos desejosos que isto acontecesse, aliás, sem querer, na segunda-feira dei uma entrevista na BTV, onde disse isso mesmo, pedia celeridade nas investigações como único veículo para destruir aquelas sistemáticas ofensas feitas ao Benfica, enquanto instituição, aos seus dirigentes, aos seus funcionários. Nós estamos cansados (…) de verificar que em cada semana se anuncia a prática de crimes na semana seguinte", sustentou João Correia.

Neste sentido, reiterou, "até que enfim que eles [PJ] cá vieram e oxalá que concluam rapidamente, de forma rigorosa e definitiva, se há ou não qualquer corrupção desportiva por parte do Benfica. Se se verificar que há ou houve, então que o Benfica seja punido, se se verificar que afinal não passou de uma sistemática e dolosa campanha contra o Benfica, tenho muita pena mas alguém terá de ser fortemente castigado".

O caso dos emails, recorde-se, começou a ser divulgado pelo diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, no Porto Canal.

Para além de nomes ligados à direção do Benfica, como o presidente Luís Filipe Vieira, outro dos nomes que tem estado no centro da polémica é o de Paulo Gonçalves. O assessor jurídico da SAD dos encarnados tem sido um dos mais visados por Francisco J. Marques, que afirma que Paulo Gonçalves tem exercido influência sobre vários árbitros, desempenhando um papel central no alegado esquema de corrupção que está a ser investigado pelas autoridades. 

E esta quinta-feira, confirmou a Procuradoria Geral da República, foram emitidos mandados de busca domiciliária e não domiciliária por suspeitas dos crimes de corrupção ativa e passiva. Para tal, foram destacados quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e 28 elementos da PJ. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório