Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndios: Exército apoia operações no terreno com 337 militares

Um total de 337 militares do Exército e 60 viaturas estão hoje em dez concelhos do país em operações de vigilância, rescaldo e evacuação de locais afetados pelos incêndios, disse à Lusa o porta-voz do ramo.

Incêndios: Exército apoia operações no terreno com 337 militares
Notícias ao Minuto

17:33 - 16/10/17 por Lusa

País Ajuda

Contactado pela Lusa, o tenente-coronel Vicente Pereira, afirmou que, cerca das 15:00, estavam no terreno 337 militares do Exército, apoiados por 60 viaturas, em dez concelhos do país, Vieira do Minho, Sabugal, Rio Maior, Paredes de Coura, Mafra, Vagos, Arganil, Alcobaça, Mortágua e Seia.

Os militares estão divididos em ações de vigilância e rescaldo (13 pelotões), operações de retirada de vítimas dos locais afetados pelos incêndios (quatro pelotões) e patrulhamento e vigilância.

O Regimento de Infantaria n.º 14, Viseu, e o Regimento de Artilharia n.º 4, Leiria, estão a prestar apoio às populações, com dois módulos de alojamento e alimentação.

Segundo Vicente Pereira, em Viseu estão a ser apoiadas 221 pessoas desalojadas e, em Leiria, 45.

Foram ainda utilizadas quatro máquinas de rasto.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Força Aérea adiantou que são esperados dois aviões Canadair italianos na Base Aérea nº. 6, Montijo, o primeiro dos quais deverá chegar ainda hoje.

No domingo, foi empenhado uma aeronave C-295 num voo de vigilância e uma equipa de bombeiros da Base Aérea n. 5, Monte Real, na praia da Vieira, Leiria.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório