Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndios: Número de mortos sobe para, pelo menos, 35

Desaparecidos continuam a ser sete.

Incêndios: Número de mortos sobe para, pelo menos, 35
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/10/17 por Melissa Lopes com Lusa

País Proteção Civil

São já, pelo menos, 35 as pessoas que perderam a vida nos fogos do domingo passado, avança a Sic Notícias, citando a Proteção Civil, que admite a existência de mais vítimas.

Segundo informação atualizada pela adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, o número de mortos nos incêndios que lavram desde domingo no país subiu para 35 após se confirmar a vítima mortal de Coja (Coimbra), e mais três em Albitelhe, concelho de Vouzela, São Joaninho, Santa Comba Dão, e Couço, Oliveira de Frades.

De salientar que, além das vítimas mortais, há ainda a lamentar 56 feridos, 16 dos quais em estado grave, em resultado do pior dia do ano em termos de incêndios. Continuam desaparecidas sete pessoas nos distritos de Coimbra e Viseu. 

Durante a tarde eram esperados dois aviões Cannadair, oriundos de Itália, para ajudar ao combate às chamas nos incêndios ainda ativos, dos quais 31 eram considerados como "importantes" devido à sua dimensão e meios mobilizados no combate.

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, anunciou que já estão a caminho de Portugal as aeronaves de combate a incêndios disponibilizadas pela Itália, numa resposta ao pedido de ajuda das autoridades portuguesas.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

De acordo com a página da Proteção Civil, há, a esta hora, 45  incêndios em curso combatidos por mais de 3700 bombeiros, auxiliados por mais de 1600 viaturas e três meios aéreos.

[Notícia atualizada Às 17h55]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório