Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Incêndios: Mais de uma dezena de casas arderam em povoações de Tondela

Mais de uma dezena de casas já arderam no concelho de Tondela, encontrando-se outras ainda a ser fustigadas pelas chamas numa área envolvente à cidade, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.

Incêndios: Mais de uma dezena de casas arderam em povoações de Tondela
Notícias ao Minuto

03:16 - 16/10/17 por Lusa

País Autarca

"Seguramente mais de uma dezena de casas já arderam em várias povoações. Numa ronda rápida que fiz, na área envolvente à cidade, são várias as casas que ainda estão a arder", lamentou.

De acordo com o autarca, o concelho de Tondela vive uma situação de "completa imprevisibilidade da evolução do fogo", ao contrário do que se viveu nos incêndios de 2013.

"É de facto uma coisa dantesca, porque as direções e as projeções são de tal forma imprevistas e inconstantes. A direção do vento é de tal forma crítica que, de um momento para o outro, estão novas projeções a surgir", acrescentou.

A grande preocupação tem passado por retirar as pessoas dos locais mais críticos, embora a situação esteja "altamente imprevisível".

"Muitas povoações não têm rede elétrica e as comunicações não funcionam devidamente, o que vai criando muita dificuldade, sendo também verdade que os meios não eram os adequados. Muitos recursos estavam dispersos por outros concelhos e em outras frentes de combate", apontou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório