Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndios: Alerta vermelho mantém-se até às 20:00 de amanhã

A adjunta de operações nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar afirmou hoje que o alerta vermelho vai manter-se até às 20:00 de segunda-feira, apesar das previsões de chuva.

Incêndios: Alerta vermelho mantém-se até às 20:00 de amanhã
Notícias ao Minuto

22:17 - 15/10/17 por Lusa

País Proteção Civil

Falando num 'briefing' aos jornalistas pelas 22:00, na sede na ANPC, em Oeiras (distrito de Lisboa), Patrícia Gaspar confirmou a ideia transmitida anteriormente de ser este "o pior dia do ano" em termos de incêndios, com 443 incêndios florestais, desde as 00:00.

Patrícia Gaspar disse ainda que o número de feridos resultantes de ocorrências durante o dia ronda os 25, embora tenha ressalvado que estes são dados "a precisar de confirmações, dados os elevados fluxos de informações".

A responsável da Proteção Civil referiu também existirem 108 ocorrências ativas, das quais 33 de elevada complexidade.

"As previsões atualizadas do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], apesar nos indicarem uma noite menos complexa, com alguma precipitação, não são expressivas e não vão ter o impacto desejado nas operações em curso", justificou a adjunta de operações nacional.

Patrícia Gaspar admitiu que a chuva esperada não vai ser suficiente para extinguir os incêndios, mas considerou que "mais humidade e menos vento possam vir a ser aliados".

Entretanto, depois do 'briefing', as autoridades confirmaram o registo de três mortos -- dois num incêndio em Penacova (distrito de Coimbra) e um na Sertã (distrito de Castelo Branco).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório