Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Em Paranhos da Beira as chamas cortaram a eletricicidade

A vila de Paranhos da Beira, no concelho de Seia, está sem eletricidade, devido ao incêndio rural que atingiu aquela zona, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Seia.

Em Paranhos da Beira as chamas cortaram a eletricicidade
Notícias ao Minuto

22:06 - 15/10/17 por Lusa

País Seia

O autarca Carlos Filipe Camelo referiu, pelas 21:20, que a falta de energia elétrica em Paranhos da Beira verificava-se "desde as 17:30 ou 18:00 horas".

Segundo o autarca, os incêndios também terão danificado os cabos das telecomunicações telefónicas terrestres, sendo apenas possível comunicar por telemóvel, embora "com alguma dificuldade".

Adiantou que em Paranhos da Beira, ao fim do dia, ainda foi colocada a possibilidade de evacuar o lar de idosos, mas não foi necessário.

Ao início da noite também "foi colocada a possibilidade de evacuar as aldeias de Urtigueira e Chaveiral", disse o autarca de Seia.

No concelho de Seia "as coisas ainda estão más", segundo o autarca, mas Carlos Filipe Camelo adianta que "estão tomadas as medidas de salvaguarda" das populações.

"A nossa principal preocupação são as pessoas. Ainda há situações em tornos dos cascos urbanos e habitações dispersas que nos levantam preocupações", assumiu.

O autarca de Seia disse à Lusa que no seu concelho "ainda houve casas destruídas pelas chamas", mas por se encontrar no terreno não dispõe de informações concretas.

Carlos Filipe Camelo decretou hoje o estado de alerta no concelho e convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião extraordinária, tendo em vista, nomeadamente, "proceder à coordenação política e institucional das ações a desenvolver e decidir quanto à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil".

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 21:35 o incêndio que começou pelas 06:03 no Sabugueiro estava a ser combatido por 306 operacionais e 93 veículos.

O incêndio, que está ativo com quatro frentes, avança numa zona de mato, segundo a fonte.

O outro fogo rural no concelho de Seia, com quatro frentes ativas, começou em Sandomil, pelas 10:26, e está a ser combatido por 140 homens e 45 veículos, segundo a ANPC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório