Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Padre português Ambrósio Ferro vai ser canonizado hoje pelo papa

Portugal tem a partir de hoje um novo santo, o padre Ambrósio Francisco Ferro, que morreu no Brasil no século XVII e é hoje canonizado pelo papa Francisco na Cidade do Vaticano.

Padre português Ambrósio Ferro vai ser canonizado hoje pelo papa
Notícias ao Minuto

08:34 - 15/10/17 por Lusa

País Vaticano

Na missa de canonização celebrada pelo papa são canonizados ao todo 35 novos santos, incluindo Ambrósio Ferro, morto em 1645 por tropas holandesas. Faz parte dos chamados "protomártires do Brasil", todos vítimas das perseguições dos soldados holandeses (que invadiram o nordeste do Brasil) na região que corresponde à atual arquidiocese de Natal.

Segundo a Agência Ecclesia, estão em Roma centenas de brasileiros da região para acompanhar as celebrações que precedem a canonização dos primeiros santos mártires do Brasil, acompanhados pelo arcebispo de Natal, Jaime Vieira Rocha.

Ambrósio Francisco Ferro era vigário de Rio Grande e terá sido torturado e assassinado no chamado "massacre de Uruaçú", onde outras vítimas também foram torturadas, nomeadamente cortando-lhes a língua para que não proferissem orações católicas. No local do massacre foi erigido um monumento aos mártires, visitado especialmente em outubro.

Os fiéis católicos foram beatificados pelo papa João Paulo II, em março de 2000, e o anúncio da canonização de hoje foi feito em abril passado.

Além dos mártires resultantes das perseguições na arquidiocese de Natal, entre julho e outubro de 1645 nas localidades de Cunhau e Uruaçú, são canonizados também os mártires de Tlaxcala, três crianças indígenas mexicanas, o beato espanhol Faustino Miguez, fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e o sacerdote franciscano Luca Antonio Falcone.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório