Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ophelia a caminho dos Açores como furacão de categoria 2

O furacão Ophelia, de categoria 2, desloca-se para os Açores com ventos máximos sustentados de 155 quilómetros por hora, anunciou hoje o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos.

Ophelia a caminho dos Açores como furacão de categoria 2
Notícias ao Minuto

23:41 - 13/10/17 por Lusa

País CNH

Os meteorologistas referem que o furacão se encontra a 770 quilómetros dos Açores e que aumentou a sua velocidade de deslocação para os 20 quilómetros por hora.

Está previsto que o furacão Ophelia passe pelos Açores no sábado, mas que não toque terra, embora esteja prevista chuva até 101 milímetros nas ilhas mais ao sul do arquipélago e até 76 milímetros nas restantes.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, com sede em Miami, as chuvas podem provocar inundações nos Açores.

"Poucas mudanças são esperadas na força do furacão nos próximos dois dias, durante o qual ele permanecerá como um ciclone poderoso", frisa o CNH.

O IPMA colocou, entretanto, as sete ilhas dos grupos oriental e central sob 'Aviso Vermelho' devido à possibilidade de chuva forte.

Em São Miguel e Santa Maria o 'Aviso Vermelho' vigora entre as 18:00 e as 24:00 de sábado. Este é antecedido de um 'Aviso Laranja' também para chuva a partir das 12:00 de sábado.

Nestas duas ilhas há ainda um 'Aviso Laranja' para vento e 'Aviso Amarelo' para agitação marítima e trovoada.

No grupo central, o 'Aviso Vermelho' vigora entre as 12:00 e as 18:00 de sábado para chuva forte, mas antes vai estar sob 'Aviso Laranja' a partir das 00:00 de sábado. Há ainda 'Aviso Amarelo' para trovoada.

Já nas ilhas das Flores e do Corvo, grupo oriental dos Açores, o 'Aviso Amarelo' devido à chuva e trovoada foi prolongado até às 24:00 de hoje.

O 'Aviso Vermelho' é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O 'Aviso Laranja' é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O 'Aviso Amarelo', o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório