Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Enfermeiros desconvocam greve marcada para este mês

Paralisação prolongar-se-ia por cinco dias.

Enfermeiros desconvocam greve marcada para este mês
Notícias ao Minuto

18:00 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

País Carreira

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) e o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) desconvocaram a greve de cinco dias marcada para os dias 23 a 27 de outubro.

A decisão foi comunicada aos jornalistas por José Azevedo, no final de uma reunião com o Ministério da Saúde. A decisão deve-se à abertura de uma renegociação das carreiras com o Governo.

No passado dia 04 de outubro, os sindicatos enviaram um pré-aviso aos ministérios da Saúde, do Trabalho e Segurança Social, das Finanças e da Administração Interna.

Os fundamentos desta greve eram "a negociação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que contemple", entre outros aspetos, a "uniformização de horários de trabalho para 35 horas semanais" e a "introdução da categoria de enfermeiros especialistas, nas especialidades criadas ou a criar".

A "definição da hierarquia da enfermagem, constituída pelo enfermeiro diretor de serviço, de departamento, de instituição ou região" e a "revisão das tabelas remuneratórias, com índice e escalões adequados, quer na promoção, quer na progressão periódica da respetiva categoria" eram outras das reivindicações destes dois sindicatos, que constituem a Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermagem (FENSE).

Os sindicatos reclamavam ainda a "anulação ou revogação de quaisquer atos de marcação de faltas injustificadas ou procedimentos disciplinares abertos, na sequência ou com fundamento na participação no movimento dos enfermeiros especialistas, bem como decorrentes da greve convocada pela FENSE para os dias 11 a 15 de setembro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório