Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo prolonga período crítico de incêndios até 31 de outubro

Período crítico já havia sido prolongado até 15 de outubro.

Governo prolonga período crítico de incêndios até 31 de outubro
Notícias ao Minuto

17:03 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

País Fogo

O Governo decidiu prolongar o período crítico de incêndios até 31 de outubro. Este período termina tradicionalmente a 31 de setembro. Este ano, havia já sido prolongado até 15 de outubro.

Um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural refere que o segundo prolongamento se justifica pelo facto de a chuva prevista poder "não ter expressão na alteração do índice de severidade meteorológico acumulado", mantendo-se, assim, um "elevado estado de secura dos combustíveis".

Uma nota hoje divulgada pelo Ministério da Agricultura adianta que "a quantidade de água disponível no solo, presumivelmente insuficiente para aumentar o teor de humidade para níveis ideais que contrariem as ignições e o número de incêndios rurais por dia". Por isso, o Governo considera que se justifica "uma continuidade de medidas e de ações especiais de prevenção de incêndios florestais".

Este prolongamento não está relacionado com os meios de combate a incêndios florestais, cuja fase 'Charlie' - a que conta com mais meios de combate e prevenção dos fogos - terminou a 30 de setembro.

Durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, bem como fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não tenham extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório