Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Papa Francisco envia mensagem a peregrinos e pede que rezem por ele

O papa Francisco enviou uma mensagem ao Santuário de Fátima, onde hoje encerram as comemorações do Centenário das Aparições, pedindo aos peregrinos que rezem por ele e recordando a visita que fez em maio.

Papa Francisco envia mensagem a peregrinos e pede que rezem por ele
Notícias ao Minuto

14:21 - 13/10/17 por Lusa

País Fátima

"Trago ainda no meu coração a memória da Virgem", disse o papa Francisco num vídeo transmitido antes da saudação final do bispo de Leiria-Fátima e da Procissão do Adeus, tendo recebido aplausos dos milhares de peregrinos que hoje encheram o recinto.

Na sua mensagem em italiano legendada em português, o papa pegou num terço e dirigindo-se aos peregrinos fez um pedido: " Nunca deixem o rosário, rezai todos os dias e rezem também por mim".

O papa Francisco aconselhou ainda os peregrinos a nunca deixar "a Mãe" como símbolo de proteção comparando esta ligação à relação das crianças com as suas mães.

"Nunca vos afasteis da Mãe, como a criança se sente segura ao lado da mãe, assim ao lado da Virgem nos sentimos seguros", disse.

O papa Francisco esteve em Fátima a 12 e 13 de maio, durante perto de 24 horas, para presidir às cerimónias do Centenário das Aparições e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria.

Na saudação final da homilia de hoje, António Marto agradeceu ao papa a mensagem: "Daqui, de longe, dizemos ao santo padre 'muito obrigado papa Francisco, não te esquecemos, continuamos a rezar por ti, que Nossa Senhora te abençoe".

António Marto disse ainda que o santuário da Cova de Iria está a viver hoje "um momento histórico e único, para Fátima, para a Igreja, para Portugal e para todos os peregrinos", aludindo ao encerramento do Centenários das Aparições.

"Por isso é um momento de júbilo, de ação de graças, de alegria e de cântico", acrescentou.

Dirigindo-se aos peregrinos, frisou que são os crentes no 'fenómeno' da Cova da Iria que manifestam que Fátima "é sempre nova" e "não envelhece".

"Não envelhece a mensagem da Senhora porque tem um tom evangélico e mantém sempre a atualidade do evangelho. E não envelhece no seu dinamismo porque vós, vindos de todas as partes do mundo, trazeis sempre vida nova, a vida nova de cada dia, com que encheis a vida deste santuário", declarou António Marto.

O Centenário das Aparições de Fátima termina hoje com uma sessão solene em que intervirá o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, a preceder um concerto pelo Coro e Orquestra Gulbenkian.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório