Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Médicos apelam à prevenção das doenças da coluna

As ações irão decorrer em escolas básicas e secundárias, em Lisboa e no Porto.

Médicos apelam à prevenção das doenças da coluna
Notícias ao Minuto

14:37 - 12/10/17 por Notícias Ao Minuto

País Profilaxia

No Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) irá promover sessões de esclarecimento em escolas básicas e secundárias, em Lisboa e no Porto.

O objetivo destas iniciativas, conforme refere o comunicado enviado à redação, é reforçar a importância da prevenção das doenças da coluna. Por isso, as sessões de esclarecimento serão apresentadas pelo ortopedista Jorge Alves e pelo neurocirurgião Bruno Santiago, membros da direção da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

Subordinada ao tema ‘As tuas costas em ação’, a iniciativa deste ano irá promover a importância do exercício físico e da melhoria da postura, como parte fulcral para a prevenção de lesões na coluna.

Para o ortopedista, “é fundamental apostar na prevenção, diminuindo os esforços sobre a coluna quando esta se encontra dobrada, sobretudo o levantamento incorreto de objetos pesados, os movimentos repetidos em flexão e rotação e as situações que transmitam trepidação. Deve evitar-se ainda a vida sedentária, efetuando regularmente exercício de baixo impacto”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório