Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Sócrates "usará todos os meios para derrotar acusação infundada"

Foi hoje proferida a acusação relativa à Operação Marquês. José Sócrates está acusado de 31 crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

Sócrates "usará todos os meios para derrotar acusação infundada"
Notícias ao Minuto

13:36 - 11/10/17 por Goreti Pera

País Operação Marquês

A defesa de José Sócrates já reagiu à acusação proferida esta manhã pelo Ministério Público no âmbito da Operação Marquês.

Numa nota enviada às redações, os advogados do arguido prometem “usar todos os meios para derrotar a acusação infundada”, à qual chamam de “romance vazio de factos”.

Depois de ter conhecimento da acusação, “os advogados irão examinar detalhadamente o despacho e todos os elementos do processo e irão usar todos os meios do direito para derrotar, em todos os terrenos, essa acusação infundada, insensata e insubsistente”, informam João Araújo e Pedro Delille.

“A um primeiro relance, trata-se de um romance, de um manifesto, vazio de factos e de provas, pois não pode ser provado o que nunca aconteceu. Trata-se de retomar e desenvolver os mesmos temas numa iniciativa de grande espetáculo”, admite ainda a defesa do antigo primeiro-ministro.

Na nota em que admitem considerar a acusação uma forma de “reanimar, alimentar e expandir a suspeição lançada sobre a pessoa e a ação de um ex-primeiro-ministro e do seu Governo”, os advogados acrescentam que, proferido o despacho final, “cessam os poderes de direção do processo pelo Ministério Público, que ficará sujeito ao controlo jurisdicional por juiz competente, isento e imparcial”.

Recorde-se que, no âmbito da Operação Marquês, José Sócrates está acusado de um total de 31 crimes: três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 crimes de branqueamento de capitais, nove crimes de falsificação de documento e três crimes de fraude fiscal qualificada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório