Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Casa dos Animais rejeita acolher cadela. Pedem-se justificações

Duas amigas encontraram, no início do mês, uma cadela abandonada em Lisboa. Depois de várias tentativas para descobrir se tinha dono, e porque nenhuma delas podia acolher o animal, decidiram entrar em contacto com a Casa dos Animais, canil municipal da cidade, que as deixou sem resposta. O animal já arranjou, entretanto, uma nova dona, mas ambas querem que a Casa dos Animais assuma a responsabilidade, que neste caso não teve.

Casa dos Animais rejeita acolher cadela. Pedem-se justificações
Notícias ao Minuto

07:59 - 22/10/17 por Andrea Pinto

País Lisboa

No passado domingo, uma cadela foi encontrada por duas amigas enquanto faziam uma caminhada em Carnide, Lisboa. O animal estaria a vaguear sozinho mas rapidamente e de forma simpática se juntou às duas, que foram incapazes de ficar indiferentes à sua situação.

As amigas, que vivem no mesmo condomínio, deslocaram-se até à SOS Animal, onde viriam a descobrir que a cadela não tinha chip. Já no condomínio, pediram ao segurança que ligasse para a PSP para saber se alguém tinha reportado o desaparecimento do seu animal de estimação. A resposta foi igualmente negativa. A esperança de descobrir o possível dono do animal caía assim por terra.

Contudo, os agentes disponibilizaram-se a acorrer ao local para reportar a diligência e ligar para a Casa dos Animais, canil municipal que é, alegadamente, o "Centro de Recolha Oficial de animais errantes na cidade".  A resposta foi curta: "a lotação está esgotada!", conta ao Notícias ao Minuto, Raquel Almeida. A proposta que se seguiu, segundo a mesma, foi inacreditável.

"Sugeriram-nos que deixássemos a cadela mais uma noite sozinha na rua e que ligássemos no dia seguinte para tentar falar com a veterinária", revela.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a ex-Provedora da Casa dos Animais, Inês Sousa Real, partilha que "infelizmente esta é uma realidade que existe e que é a consequência da política de não abate, que cria uma maior dificuldade em acolher todos os animais".

A deputada do PAN na autarquia lisboeta, que renunciou ao cargo de Provedora dos Animais em abril deste ano, lembra que este terá sido um dos alertas que lançou na altura, tendo falado na necessidade de ampliar o espaço e de criar protocolos com associações para que os animais pudessem ser acolhidos noutros locais ou de criar outras redes de voluntariado para haver mais pessoas a cuidar dos animais abandonados. Embora admita que esta era uma situação recorrente, defende que não deve ser considerado como "algo normal, mas excecional"

Rejeitada pela Casa dos Animais, acolhida num novo lar

Na impossibilidade de acolherem o animal nas suas casas, uma vez que ambas já têm cães, pediram ao segurança para que ficasse com ela. No dia seguinte, deram início a novas tentativas junto da Casa dos Animais, ficando sempre sem resposta.

As amigas tentaram resolver as coisas de outra forma e recorreram às redes sociais para reportar a situação e tentar arranjar um dono para o animal. Bárbara terá passado o dia praticamente na rua com a cadela, uma vez que não a podia ter em casa, e no Facebook partilhou imagens da mesma.

A publicação teve centenas de partilhas e até ao final desse dia foi possível encontrar uma nova casa para o animal. Foi uma ex-concorrente do reality show 'Secret Story', Helena Isabel, quem se disponibilizou a acolher a cadela.

No entanto, as amigas Raquel e Bárbara continuam a querer apurar responsabilidades.

Sabe o Notícias ao Minuto que as amigas enviaram para o canil municipal um email, exigindo uma resposta ao processo que lhes foi apresentado e uma explicação para o facto de terem recusado ir buscar o animal, mesmo quando contactados pelos agentes de autoridade.

"Onde está o cumprimento das Vossas funções, enquanto entidade que como mencionam no Vosso site", questionam as amigas, perguntando ainda de quem seria a responsabilidade caso o animal mordesse alguém ou fosse para a estrada e provocasse um acidente.

O Notícias ao Minuto tentou, por diversas vezes (via telefónica e email), entrar em contacto com a Casa dos Animais mas não conseguiu obter qualquer declaração sobre o assunto.

Viemos "ver das modas" à avenida! #Nitamysweetdog

Uma publicação partilhada por Helena Isabel Patricio (@hisapatricio) a Out 13, 2017 às 10:06 PDT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório