Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Governo ordena reabertura dos postos de vigia florestal da GNR

Depois de ter sido noticiado pela imprensa que a rede de postos de vigia das florestas havia sido fechada finda a fase Charlie, a tutela voltou atrás e reativou esses mesmos postos.

Governo ordena reabertura dos postos de vigia florestal da GNR
Notícias ao Minuto

12:53 - 10/10/17 por Patrícia Martins Carvalho

País MAI

A fase Charlie ficou para trás e com a chegada da fase Delta os postos de vigia florestal da GNR foram encerrados, pois os vigilantes apenas tinham contrato para a primeira fase.

Contudo, o calor que se tem feito sentir em outubro tem originado vários incêndios, o que tem obrigado à mobilização de cerca de mil operacionais no terreno.

Face aos últimos acontecimentos, o Governo decidiu reativar estes postos de vigia, conforme dá conta o Ministério da Administração Interna em comunicado.

Na nota enviada às redações, a tutela faz saber que os meios foram reforçados. Por outras palavras, 72 postos de vigia da GNR foram reabertos e assim estarão a partir de amanhã e até ao final do mês de outubro (no total, a vigilância móvel conta nesta altura com 2.720 operacionais), sendo que o mesmo acontece com os contratos relativamente aos meios aéreos. “Estão disponíveis dois aviões pesados, dois aviões ligeiros e oito helicópteros médios. A este dispositivo, juntam-se os meios próprios do Estado, frota composta por três helicópteros ligeiros e três pesados”, lê-se no documento.

O MAI refere ainda que o “dispositivo de bombeiros que integra a Fase Delta foi reforçado com mais 820 operacionais, o que corresponde a um total de 2.763 operacionais dos corpos de bombeiros”.

“Os Grupos de Reforço distritais foram reforçados e são ativados face às necessidades operacionais e em matéria de vigilância e rescaldo, foram constituídos Pelotões de Militares, os quais estão a ser acionados sempre que necessário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório