Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu a atriz portuguesa Ruth Escobar

Ruth Escobar nasceu no Porto, em 1936. Em 1951, mudou-se para o Brasil e passou a morar em São Paulo, cidade em que morreu.

Morreu a atriz portuguesa Ruth Escobar
Notícias ao Minuto

10:47 - 06/10/17 por Notícias Ao Minuto

País São Paulo

Morreu esta quinta-feira, aos 81 anos, a atriz e empresária Ruth Escobar. Estava internada num hospital em São Paulo, no Brasil. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada até o momento. 

Ruth Escobar nasceu no Porto, em 1936. Em 1951, mudou-se para o Brasil e passou a morar em São Paulo. De seguida, foi estudar interpretação para Paris e, quando voltou à capital paulista, montou sua própria companhia teatral, que batizou de Novo Teatro. 

Passou depois a dedicar-se ao teatro popular e transformou um autocarro em palco, levando espetáculos à periferia de São Paulo. 

Em 1964, Ruth Escobar inaugurou sua própria casa de espetáculos.

Já em 1974, recorda a Agência Brasil, a artista criou o 1.º Festival Internacional de Teatro, com a ideia de levar ao Brasil periodicamente o melhor do teatro mundial. 

Nos anos 80, Ruth Escobar afastou-se do teatro, candidatou-se a deputada estadual e foi eleita por duas legislaturas, tendo-se dedicado a projetos comunitários.

Já de acordo com a Agência Lusa, a sua despedida dos palcos ocorreu em 2001, já depois do diagnóstico da doença de Alzheimer, quando abordou pela terceira vez 'Os Lusíadas', de Luís Camões, depois de 'A Viagem', em 1972, e de uma encenação de Iacov Hillel, que a atriz recusou, já em 2001.

A versão dramática de 'Os Lusíadas', com texto de Walderez Cardoso Gomes e direção de Márcio Aurélio, tornar-se-ia na leitura definitiva do épico português e no derradeiro legado de Ruth Escobar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório