Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Ministra da Administração Interna demite diretora do SEF

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, demitiu esta quarta-feira a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Ministra da Administração Interna demite diretora do SEF
Notícias ao Minuto

19:21 - 04/10/17 por Melissa Lopes com Patrícia Martins Carvalho

País MAI

A notícia está a ser avançada pelo semanário Expresso, uma informação que o Notícias ao Minuto já confirmou junto de fontes sindicais.

Luísa Maia Gonçalves liderava o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desde 2016, e de acordo com o semanário, a demissão prende-se com o "incumprimento dos objectivos da tutela".

Horas depois, em comunicado, o Ministério da Administração Interna esclareceu que "a ministra (...) Constança Urbano de Sousa, convocou hoje, dia 4 de outubro, a diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves, para uma reunião com o propósito de lhe comunicar a sua intenção de a exonerar", tendo Luísa Maia Gonçalves, em consequência dessa intenção, "apresentado a sua demissão".

Para Manuela Niza Ribeiro, presidente do Sindicato dos Funcionários do SEF, a demissão era "inevitável dada a situação" e, por isso, sente-se "satisfeita" com a decisão de Constança Urbano Sousa.

"Foi um tempo perdido, pois depois do diretor que havíamos tido, que tinha vindo de fora, havia uma expetativa muito grande com a nomeação desta inspetora", disse a sindicalista ao Notícias ao Minuto.

Manuela Niza Ribeiro disse ainda "esperar" que a próxima nomeação seja a de "alguém que veja o serviço como um todo" e que "não seja da casa" para não ter "vícios e um certo corporativismo". Erros que, acusa, Luísa Maia Gonçalves cometeu ao "não conseguir abstrair-se de ser inspetora de carreira".

"Fico satisfeita que este tempo, que não augurava nada de bom, tenha chegado ao fim", confessou, admitindo-se, contudo, "temerosa" pois o próximo diretor terá uma função "difícil" que, explica, passa por "levar a cabo as reformas estruturais necessárias".

Ainda assim, Manuela Niza Ribeiro diz esperar que o próximo diretor "tenha a capacidade e a força para conseguir pôr em ordem esta casa que está numa situação complicada e que se tem vindo a degradar desde a saída do diretor Manuel Jarmela Paulos.

Também em declarações ao Notícias ao Minuto, o presidente do Sindicato do SEF, Acácio Pereira, revelou que ainda esta tarde, pelas 17h, esteve reunido com Luísa Maia Gonçalves, não tendo tido, contudo, qualquer pista que indicasse este desfecho.

[Notícia atualizada às 21h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório