Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Quercus quer que toda a propaganda eleitoral seja retirada rapidamente

Ambientalistas alertam para o facto de os materiais de propaganda eleitoral acabarem por afetar o ambiente, se não forem retirados o mais breve possível.

Quercus quer que toda a propaganda eleitoral seja retirada rapidamente
Notícias ao Minuto

18:23 - 04/10/17 por Melissa Lopes

País Ambiente

A Quercus solicitou, esta quarta-feira, a todos os partidos para reduzirem o tempo de permanência dos cartazes de propaganda após concluído o período eleitoral, apelando aos mesmos que retirem os cartazes agora que as eleições terminaram, para reduzir o impacto ambiental resultante da degradação dos mesmos com a libertação de lixo para a via pública.

Numa nota enviada às redações, a associação ambientalista lembra que "a lei que regula a propaganda eleitoral não estabelece um prazo para a remoção dos materiais de propaganda" e que "os partidos políticos não têm uma grande preocupação em retirar os cartazes que acabam por permanecer por um período alargado de tempo, após a conclusão do período eleitoral".

As motivações desta exigência da Quercus não são políticas, mas sim ambientais. "Face a esta permanência, e aos possíveis efeitos das intempéries, os materiais vão acabar por se degradar e fragmentar em pedaços pequenos que, por efeito do vento, são levados para outros locais, acabando por afetar os ambientes por onde vão passando, como por exemplo as matas ou o meio marinho", alerta. 

Os ambientalistas sublinham ainda que já tinha manifestado estas mesmas preocupações à Comissão Nacional de Eleições (CNE), com o objetivo de estabelecer um prazo razoável para a retirada dos materiais de propaganda eleitoral, contribuindo para a proteção do ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório