Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Enfermeiros estão a cavalgar competências de outros profissionais

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica consideram que os enfermeiros estão a "cavalgar as competências de outros profissionais", realizando exames para os quais não estão preparados.

Enfermeiros estão a cavalgar competências de outros profissionais
Notícias ao Minuto

14:22 - 04/10/17 por Lusa

País Carreira

Na comissão parlamentar de Saúde, o presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) denunciou o que considera ser uma "estratégia de laço ou de aperto" por parte dos enfermeiros, que "se vão desmultiplicando na criação de especialidades".

Almerindo Rego deu aos deputados o exemplo da medicina de trabalho, onde diz haver enfermeiros a realizar exames que são da competência de outros profissionais, como audiogramas, eletrocardiogramas ou mesmo análises clínicas.

"No Serviço Nacional de Saúde são múltiplas as críticas e as queixas sobre isto", disse Almerindo Rego em declarações à agência Lusa no final da comissão parlamentar de Saúde.

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, os enfermeiros não têm competência para realizar eletrocardiogramas ou análises porque "não têm a necessária capacidade de interpretação científica".

"Não é só executar um exame. Nós temos de ter conhecimento crítico sobre o trabalho produzido e nós somos responsáveis pela validação do nosso próprio trabalho", afirmou o responsável.

Almerindo Rego frisa que é o Estado o regulador destas matérias e por isso lamenta que a Administração Central do Sistema de Saúde "não acompanhe estas matérias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório