Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

PCP e Bloco questionam negociações com técnicos de diagnóstico

Os grupos parlamentares do PCP e do Bloco de Esquerda vão questionar o Ministério da Saúde sobre as negociações com os técnicos de diagnóstico e terapêutica, que têm uma greve agendada para este mês.

PCP e Bloco questionam negociações com técnicos de diagnóstico
Notícias ao Minuto

14:14 - 04/10/17 por Lusa

País Carreira

O presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) foi hoje ouvido na comissão parlamentar de Saúde e disse que o acordo negocial que tinha sido firmado sobre os diplomas de carreira foi violado pelo Governo em Conselho de Ministros.

Segundo Almerindo Rego, o que tinha sido acordado entre sindicatos e Governo era uma quota de 30% de lugares de topo de carreira para os profissionais de diagnóstico e terapêutica. Contudo, em Conselho de Ministros, essa quota foi diminuída para 15%.

O presidente do STSS lembrou ainda aos deputados que o calendário negocial previa que até final de setembro estivessem negociadas matérias essenciais para a nova carreira profissional, como os mecanismos de transição na carreira ou tabelas salariais.

Almerindo Rego sublinhou que o Ministério da Saúde continua a não cumprir os acordos estabelecidos, mesmo em matérias que não têm incidência financeira no Orçamento de Estado.

O sindicalista lembrou que a greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está prevista para os dias 12 e 13 de outubro e, caso nada se altere, a partir do dia 20 de outubro os profissionais avançarão para uma greve por tempo indeterminado.

Perante as queixas do Sindicato, os grupos parlamentares do PCP e do Bloco de Esquerda indicaram na reunião da comissão que vão enviar ainda hoje ao Ministério da Saúde questões sobre as negociações e sobre o não cumprimento do calendário negocial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório