Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cartaz de candidato impede abertura de urnas na Maia

As urnas instaladas numa escola na urbanização de Lidador, na Maia, não abriram por estar ainda colocado junto à entrada um cartaz de um candidato, disseram hoje agência Lusa fontes no local.

Cartaz de candidato impede abertura de urnas na Maia
Notícias ao Minuto

09:19 - 01/10/17 por Lusa

País Autárquicas

João Lopes, delegado da mesa de voto, contactou a Lusa para informar que foram chamados os bombeiros para retirar o cartaz.

A Lusa contactou os bombeiros da Maia, tendo recebido a informação de que o caso foi transmitido à GNR, por não se tratar de uma competência dos bombeiros.

A GNR da Maia, por sua, vez disse também à Lusa que não era sua atribuição, mas da Comissão Nacional de Eleições (CNE) a retirada dos cartazes.

Pelas 08:30, as urnas ainda não estavam abertas, devido a esta situação, segundo a mesma fonte, que tinha contactado com o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha.

Segundo o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, contactado pela Lusa, nas eleições autárquicas qualquer presidente de mesa tem competência para requerer serviços para retirar cartazes, seja dos bombeiros ou da GNR.

O início da votação também se atrasou 50 minutos na Escola Básica de Gens (Gondomar), porque "estava fechada a cadeado", segundo avançou à Lusa fonte das relações públicas da GNR do Porto, acrescentando desconhecer os motivos para o encerramento.

O processo de votação começou pelas 08:50 e decorre agora com normalidade.

As urnas para as eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, abrem e fecham uma hora depois, devido à diferença horária.

[Notícia atualizada às 12h]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório