Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Rei dos Países Baixos quer aprofundamento das relações com Portugal

O rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, definiu Portugal como um país moderno e com futuro, antecipando um aprofundamento das relações bilaterais antes da sua visita de Estado que, a par de uma missão económica holandesa, vai decorrer em outubro.

Rei dos Países Baixos quer aprofundamento das relações com Portugal
Notícias ao Minuto

14:55 - 30/09/17 por Lusa

País Willem-Alexander

O chefe de Estado holandês considerou, num encontro com jornalistas portugueses em Haia, que existe já uma base sólida nas relações entre os dois países, com mais de 350 anos, mas destacou que há oportunidades para fortalecer a cooperação económica e política entre as partes.

As energias renováveis e a aeronáutica são os setores destacados por Willem-Alexander, que sublinhou a participação de 25 empresas holandesas na missão a Portugal e realçou a aposta portuguesa nestas áreas, bem como na inovação, traduzida por exemplo com o acolhimento em Lisboa da Web Summit, a principal feira tecnológica do mundo.

Já em termos políticos, os desafios levantados à União Europeia (UE) pelo 'Brexit', que o rei dos Países Baixos lamentou - até pelo forte peso das trocas comerciais com o Reino Unido na economia 'laranja' -, levam ao reforço da cooperação com outros países em diferentes geografias, o que, no caso de Portugal, engloba o espaço lusófono que se estende por quatro continentes através da língua.

Por tudo isto, o monarca holandês revelou que encara a visita a Portugal com muita expectativa, elogiando o trabalho que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem desenvolvido na defesa e representação dos interesses portugueses.

Willem-Alexander fez questão de salientar a recuperação económica de Portugal que, depois de ter sido um dos países europeus mais afetados pela crise económica e financeira recente, mostrou a resiliência necessária para superar esse período 'negro'.

Segundo o chefe de Estado da Holanda, o turismo é outro dos trunfos que Portugal tem para potenciar, sendo o mercado holandês um dos clientes de referência.

Antes de assumir a coroa holandesa, o então príncipe Willem-Alexander já tinha visitado Portugal nalgumas ocasiões, a primeira das quais em 1986 e a outra durante o Campeonato da Europa de Futebol (Euro 2004).

Ainda sobre o 'Brexit', o rei dos Países Baixos vincou as fortes relações comerciais entre a Holanda e o Reino Unido, assinalando que os 27 Estados-membros que vão continuar no bloco europeu se estão a manter unidos nas negociações com Londres.

E considerou que é hoje claro que todos os países que vão permanecer na UE querem e vão continuar juntos, mantendo-se unidos para reforçar o processo de construção europeia.

Quanto ao Reino Unido, apesar da decisão de sair da União Europeia, Willem-Alexander defendeu que as partes devem continuar a apostar na cooperação, agora já não como parceiros da UE, mas enquanto países europeus.

Relativamente ao arrastar das negociações relativas à formação do Governo holandês, que duram há seis meses, Willem-Alexander sublinhou que a Holanda tem tradição em contar com executivos formados com base em coligações, e que, desta feita, nem sequer foi batido o recorde de tempo para o efeito.

Na sua opinião, a Holanda tem um sistema democrático muito robusto, pelo que o principal interesse do país é que o processo seja sério e que o resultado seja positivo.

O rei Willem-Alexander e a rainha Máxima vão estar em Portugal em visita de Estado de 10 a 12 de outubro, a convite do Presidente da República, deslocação que vai coincidir com a realização de uma missão económica.

Segundo a presidência da República, essa missão será "chefiada pela ministra do Comércio Externo e Cooperação no Desenvolvimento" dos Países Baixos e "centrada nos aeroportos e na indústria aeronáutica, bem como na tecnologia do ambiente e nas energias renováveis".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório