Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Inspetora da PJ acusada de matar avó do marido é absolvida

A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão foi absolvida da acusação de homicídio qualificado. Sentença foi lida esta sexta-feira no Tribunal de Coimbra.

Inspetora da PJ acusada de matar avó do marido é absolvida
Notícias ao Minuto

17:40 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Tribunais

Ana Saltão, inspetora da PJ acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, foi absolvida do crime pela segunda vez, esta sexta-feira, pelo Tribunal de Coimbra. Ana Saltão estava acusada de um crime de homicídio qualificado e de um crime de peculato (pelo furto da arma de um colega da PJ do Porto).

O presidente do coletivo de juízes, Miguel Veiga, considerou hoje que o móbil apontado pela acusação - motivações económicas - não é sustentado, nem as circunstâncias do crime apontadas pelo Ministério Público são credíveis, optando pela absolvição de Ana Saltão através do princípio 'in dubio pro reo' (na dúvida, a favor do réu).

O presidente do coletivo sublinhou que a decisão foi unânime, quer por parte do coletivo, quer por parte do tribunal de júri criado para este julgamento.

A inspetora, recorde-se, foi absolvida na primeira instância em 2014 por um tribunal de júri, mas o Ministério Público recorreu da decisão, sendo depois condenada a 17 anos de prisão pela Relação de Coimbra. Esta decisão foi, no entanto, recusada pelo Supremo e o julgamento começou a ser repetido em maio deste ano, também por um tribunal de júri.

Em julho, o Ministério Público pediu 25 anos de prisão para a arguida, a pena máxima, considerando que houve "motivação económica" para cometer o crime. A defesa da inspetora sempre apontou contradições na investigação, questionando a sua credibilidade.

Recorde-se que Ana Saltão, que se diz inocente, é acusada de ter efetuado os mais de dez disparos que mataram Filomena Alves, de 80 anos de idade, a 21 de novembro de 2012, numa residência em Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório