Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atum adulterado proveniente de Espanha afeta Portugal

Há registo de 154 casos de intoxicações relacionadas com atum adulterado. Más condições do pescado devem-se à sua conservação, sendo que as intoxicações registadas pelo Ministério da Saúde espanhol não são consideradas graves.

Atum adulterado proveniente de Espanha afeta Portugal
Notícias ao Minuto

12:00 - 28/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Espanha

O Ministério da Saúde espanhol, citado pelo jornal espanhol El Mundo, afirma que existem mais de 150 casos de intoxicações por consumo de atum espanhol em más condições. Segundo o mesmo diário, Portugal é dos um países afetados.

No total, foram registados 154 casos, sendo que 105 dos mesmos estão relacionados com a marca Garciden. 

Não há, para já, números oficiais relativamente ao número de pessoas afetadas em Portugal. O Notícias ao Minuto já entrou em contacto com o Ministério da Saúde, por forma a obter mais esclarecimentos, aguardando uma resposta. 

As más condições do atum devem-se às suas condições de conservação, que levam ao aumento da concentração de histaminas no pescado. Estas, por sua vez, levam ao crescimento de bactéricas, que podem conduzir a uma intoxicação alimentar, apesar de não ser considerada grave.

Segundo a Guarda Civil espanhola, foram registadas queixas relativamente à intoxicação por consumo de atum nas regiões da Andaluzia, Aragão, Castela, Catalunha, Leão, Madrid, Murcia e Valência. Fora de Espanha, há casos registados em Portugal, Alemanha, França e Itália.

O El Mundo afirma ainda que o problema associado às condições de conservação do atum espanhol já chegou à Comissão Europeia, que manifestou a sua preocupação a Espanha no passado dia 14 de setembro.

A Agência Espanhola do Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN) dá conta de 15 alertas devido à elevada concentração de histamina no atum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório