Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Auditoria: Dirigentes da ANPC com documentos que comprovam licenciaturas

Esta é a conclusão de uma auditoria pedida pelo Executivo.

Auditoria: Dirigentes da ANPC com documentos que comprovam licenciaturas
Notícias ao Minuto

11:15 - 26/09/17 por Pedro Filipe Pina com Lusa

País Proteção Civil

Este mês, o comandante nacional operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Rui Esteves, demitiu-se poucas horas após o ministro do Ensino Superior e o presidente do Politécnico de Castelo Branco terem pedido à Inspeção-Geral de Educação e Ciência a abertura de um inquérito à sua licenciatura.

O caso levou a que o secretário de Estado da Administração Interna ordenasse à Autoridade Nacional de Proteção Civil a realização de uma auditoria. O objetivo? Verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional.

Tinha sido no programa ‘Sexta às 9’ que a polémica sobre equivalências de licenciaturas de Rui Esteves havia sido levantada, já depois de uma outra questão sobre acumulação indevida de cargos.

Agora, a mesma RTP adianta que já se conhecem os resultados da auditoria. E que esta auditoria pedida por Governo concluiu que todos os dirigentes da ANPC têm documento comprovativo de licenciatura.

Segundo a RTP e também o jornal Público, a licenciatura de Rui Esteves em Proteção Civil, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi concluída com 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares que compõem o curso.

A experiência profissional e cursos de formação teriam sido elementos ponderados para a atribuição de licenciaturas. 

A mesma RTP e ainda o jornal i tinham dado entretanto conta de suspeitas de irregularidades relativas a outras licenciaturas de comandantes operacionais, nomeadamente de Luís Belo e Costa e Pedro Vicente Nunes, que, adiantavam, teriam sido também em grande parte concluídas com a atribuição de equivalência por experiência profissional.

À agência Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou as conclusões, que apontam para que "todos os dirigentes e elementos da estrutura operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil possuem documento comprovativo de detenção de licenciatura". Esta nota sobre a auditoria enviada hoje pelo MAI é omissa relativamente à questão das equivalências.

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório