Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Nove concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Coimbra apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nove concelhos do continente em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:08 - 26/09/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Marvão, Gavião e Nisa (Portalegre) e Pampilhosa (Coimbra).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste a sul do Cabo Raso durante a tarde e nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura mínima no litoral das regiões Norte e Centro e na região Sul.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 09 graus (Guarda e Braga) e os 16 (Portalegre) e as máximas entre 19 graus (em Viana do Castelo) e 31 (Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório