Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tancos: "O documento existe e é verdadeiro", garante Expresso

Forças Armadas desmentiram existência de relatório noticiado pelo Expresso mas semanário garante a sua existência e fiabilidade.

Tancos: "O documento existe e é verdadeiro", garante Expresso
Notícias ao Minuto

18:42 - 23/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Relatório

O Expresso publicou uma nota onde defende a notícia avançada este sábado pelo semanário, relativa à existência de um relatório sobre o assalto a Tancos, onde “ministro e militares” são duramente criticados.

Depois de o Estado-Maior General das Forças Armadas ter emitido um comunicado onde afirma que o Centro de Informações e Segurança Militar (CISMIL) não produziu qualquer parecer sobre Tancos, o jornal esclarece que nunca escreveu que o documento fosse da autoria daquele órgão das Forças Armadas, atribuindo-o, antes, a “serviços de informações militares”.

“O documento existe e é verdadeiro”, sustenta o Expresso, explanando o tipo de informação que contém e para quem era dirigido, assim como garantindo a sua validação junto de várias fontes.

De acordo com o jornal, a gestão do titular da pasta da Defesa, Azeredo Lopes, foi de "ligeireza, quase imprudente" e o General Rovisco Duarte, Chefe do Estado-Maior do Exército, apesar de ter assumido a responsabilidade, "não terá tirado consequências".

O primeiro-ministro, António Costa, já reagiu dizendo desconhecer "em absoluto" um relatório das secretas sobre o furto de armas em Tancos, não querendo comentar no detalhe o assunto "no meio de uma campanha eleitoral".

Pedro Passos Coelho, por outro lado, reagiu criticando o facto de se saber destas notícias pela imprensa. "Não sei se o senhor Presidente da República está a par do que se passa, mas o parlamento não sabe de nada, temos de comprar o Expresso ao sábado para saber o que se passa com o Orçamento, para saber o que passa com os paióis militares, para termos as notícias que o Governo tem a obrigação de prestar ao parlamento?", questionou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório