Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica são o parente pobre do SNS"

A APIMR pede soluções ao Governo de António Costa, uma vez que, diz, os TSDT são a pior carreira remunerada entre os licenciados da Função Pública.

"Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica são o parente pobre do SNS"
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/09/17 por Pedro Bastos Reis

País APIMR

A Associação Portuguesa de Imagiologia Médica e Radioterapia (APIMR) chama a atenção para o facto de os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) serem o “parente pobre e discriminado do Serviço Nacional de Saúde SNS)” cujo “salário base e ganho médio mensal" é o "mais baixo”.

Num comunicado enviado às redações, a direção da APIMR pede que a “injustiça” das tabelas salariais “seja corrigida nas próximas semanas” atravé da “publicação das tabelas salariais da nossa nova carreira”.

A associação, que cita dados da DGAEP, afirma que os TSDT são a pior carreira remunerada entre licenciados da Função Pública, auferindo salários inferiores aos Enfermeiros e dos Técnicos Superiores de Saúde, como Psicólogos e Nutricionistas.

Nesse sentido, e tendo como exemplo o salário médio destes técnicos em Inglaterra, a APIMR exige que os ordenados, em Portugal, passem a ser, pelo menos, equivalentes às carreiras acima enunciados.

“Em Inglaterra, o salário médio de um Técnico de Radiologia é superior ao de um Enfermeiro ou Nutricionista. Porque é que em Portugal, os salários não devem ser, no mínimo, equivalentes?”, questionam.

Devido a estas dificuldades que os TSDT enfrentam em Portugal, apesar do seu “elevado grau de especialização e enorme reconhecimento noutros países”, muitos Fisioterapeutas, Técnicos Superiores de Radiologia ou Terapeutas da Fala optam por emigrar em busca de melhores carreiras.

Os Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico, recorde-se, estiveram em greve no final de junho. O novo regime de carreira dos TSDT foi aprovado no final de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório