Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Reunião com médicos sem acordo, um dia de greve por semana até novembro

Reunião do Ministério da Saúde com federação e sindicato dos médicos terminou sem acordo, avança a RTP3.

Reunião com  médicos sem acordo, um dia de greve por semana até novembro
Notícias ao Minuto

18:05 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Carreira

De acordo com a RTP, a reunião entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) terminou sem acordo.

Os médicos irão avançar com greve para o mês de outubro, estabelecendo um dia de greve por semana até novembro, mês em que se fará uma greve geral. No Norte a greve acontecerá no dia 11 de outubro, no Centro a dia 18 e no Sul a dia 25. A greve geral fica marcada para dia 8 de novembro.

O anúncio foi feito pelo SIM e pela FNAM à saída de uma reunião negocial no Ministério da Saúde.

Os sindicatos médicos têm estado em negociações com o Ministério da Saúde em várias matérias, avisando várias vezes que, se a postura do Governo se mantivesse, avançariam para uma nova greve nacional depois das eleições autárquicas, que seria a segunda num ano, depois da paralisação de maio.

Em causa estão sobretudo três medidas, como a redução da lista de utentes por médico de família, que atualmente se situa nos 1.900 utentes por médico, enquanto os sindicatos pretendem regressar a um máximo de 1.500.

A limitação do trabalho suplementar a 150 horas anuais, em vez das atuais 200 e a imposição de um limite de 12 horas de trabalho em serviço de urgência são outras das matérias essenciais para os sindicatos e que já estiveram na origem da greve de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório