Na 'Aldeia dos Gatos' todos contribuem. Projeto quer chegar a todo o país
Um projeto iniciado em Almornos pretende salvar gatos um pouco por todo o país.
© iStock

País Movido a 4 Patas
'Aldeia dos Gatos' é um projeto que tem como principal intuito “albergar gatos de rua e fazer o seu devido controlo”. Levado a cabo pelo Movimento Movido a 4 Patas e pela Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, em Sintra, poderá chegar brevemente a outras partes do país.
Mafalda Campos, responsável pelo movimento, garantiu ao Notícias ao Minuto que a iniciativa está a ser um sucesso e que os primeiros animais estão perfeitamente ambientados aos abrigos.
O primeiro abrigo foi colocado em Almornos e acolhe 16 gatos, tendo tirado da rua os animais que se encontravam na região e que muitas vezes corriam risco de vida devido aos atropelamentos e envenenamentos.
O êxito alcançado levou a que um segundo abrigo fosse inaugurado, esta sexta-feira, desta vez no Clube de Campismo de Lisboa, no Parque de Campismo de Almornos.
“O objetivo, além de providenciar abrigo, é concentrar a alimentação dos gatos num sítio apenas e as colónias poderem ser melhor controladas”, explica o movimento.
Para lá de todos os benefícios, esta iniciativa é ainda uma forma de a população se poder juntar em prol dos animais, ajudando-os, já que podem ser as pessoas a deixar comida aos gatos, o que providencia a existência de uma forte relação com estes gatos.
Os animais recebidos nas ‘Aldeias dos Gatos’ são esterilizados e castrados, com o apoio da câmara e da associação, e no local existe ainda um kit de primeiros socorros para situações urgentes.
No futuro, “a associação pretende expandir este projeto a todo o país, sendo que irá organizar um roteiro onde as aldeias podem ser visitadas. De futuro, estes abrigos também terão 'Geocaches', por forma a sensibilizar para este conceito, e para a causa animal”, explica o Movimento Movido a 4 Patas.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários