Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Madeira já limpou 300 hectares de terreno para evitar fogos e aluviões

O Governo da Madeira já limpou este ano 300 hectares de terreno para aumentar a segurança das populações contra incêndios florestais e aluviões, disse a secretária do Ambiente e Recursos Naturais madeirense.

Madeira já limpou 300 hectares de terreno para evitar fogos e aluviões
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/09/17 por Lusa

País Arquipélago

Susana Prada falava numa visita que efetuou à intervenção que está a ser efetuada na zona do Pico do Curral e Pico do Cardo, nas zonas altas de Santo António, no concelho do Funchal, que abrange 60 hectares e representou um investimento na ordem dos 250 mil euros.

"Este ano, o governo [da Madeira] já interveio em 300 hectares. Já limpamos 300 hectares de terreno", declarou.

A responsável argumentou que a zona que está a ser agora intervencionada "encontra-se bastante degradada, quer pelo pastoreio desregrado que foi praticado durante muitos anos, quer pelos incêndios".

A governante insular destacou a importância desta ação para o aumento da segurança, explicando que a primeira fase "consta da limpeza de plantas invasores, de mato, de material queimado", o que previne contra a existência de material combustível que fomenta a propagação dos incêndios florestais.

"Depois de estar limpo vamos proceder a reflorestação", uma ação que vai começar quando "o tempo estiver adequado", aumentando a segurança em termos de aluviões.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório