Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal já tem curvas de referência de crescimento fetal

A iniciativa partiu de um grupo de investigadores do CENTESIS. Até à data, em Portugal, eram utilizadas tabelas internacionais que podiam causar “o subdiagnóstico de algumas doenças”,

Portugal já tem curvas de referência de crescimento fetal
Notícias ao Minuto

13:38 - 20/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Estudo

Um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CENTESIS) foi pioneiro no desenvolvimento de curvas de referência de crescimento fetal e peso à nascença, adaptadas à realidade portuguesa.

Recorde-se que as curvas de referência de crescimento fetal e peso à nascença são indicadores importantes na gravidez. Através destes dados, consegue-se calcular a data prevista do parto e diagnosticar, ao longo da gestação, problemas de desenvolvimento dos fetos.

Até à data, em Portugal, eram utilizadas tabelas internacionais que, na opinião dos cientistas, apresentam algumas deficiências: “Existe uma grande variedade de tabelas de referência utilizadas na Europa. No entanto, a falta de validação e ajuste de variáveis importantes (como a etnia, a região e a altura da mulher) é a regra”.

Além disso, “os neonatologistas e obstetras costumam usar tabelas diferentes, o que pode gerar confusão”. E esta realidade pode causar “o subdiagnóstico de algumas doenças”, esclarece Ricardo Santos, investigador do CINTESIS e obstetra no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, em comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Neste sentido, a equipa do CINTESIS procurou desenvolver e validar curvas de referência de crescimento fetal e peso ao nascer para a população portuguesa.

E os resultados foram conclusivos: “Os dados ajustados para Portugal diferem em mais de 150 gramas dos dados de referência de alguns países europeus (Irlanda e Inglaterra), sendo semelhantes a outros (Espanha e França), o que denota a importância de usar curvas adaptadas para cada região”.

Posteriormente, em colaboração com uma equipa do Perinatal Institute, liderada pelo professor Jason Gardosi, o CINTESIS foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema que permite não só avaliar o crescimento e o peso fetal por comparação com referências nacionais, como a personalização das curvas às características das grávidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório