Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Barraquinhas' da UTAD canceladas. Alunos protestam em marcha silenciosa

A Semana de Receção ao Caloiro da UTAD, em Vila Real, conhecida como as 'Barraquinhas' foi cancelada. Em causa está uma providência cautelar interposta pelos moradores da cidade. Marcha silenciosa de protesto teve lugar ontem à noite.

'Barraquinhas' da UTAD canceladas. Alunos protestam em marcha silenciosa
Notícias ao Minuto

10:40 - 20/09/17 por Filipa Pereira

País Vila Real

Por estes dias, a cidade de Vila Real enche-se de cor e de entusiasmo com a chegada de novos estudantes à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No entanto, este ano o cenário não será o mesmo e os recém-chegados  à instituição de ensino superior não terão direito a vivenciar aquela que é já uma tradição: as ‘Barraquinhas’ – a Semana de Receção ao Caloiro.

Em comunicado enviado às redações, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) revela que, “pela primeira vez desde que há memória”, viu-se “obrigada a cancelar” este evento estudantil.

Em causa está a revogação da licença de ruído concedida à Associação para a realização da Semana de Barraquinhas. Esta determinação terá resultado de “queixa efetuada por um conjunto de moradores da cidade de Vila Real, que culminou na apresentação de uma providência cautelar no tribunal judicial de Vila Real”, pode ler-se na mesma nota.

Perante estes factos, a AAUTAD reuniu esforços para avaliar uma forma legal de contornar a situação, “estudando inclusive algumas alternativas ao local de realização das Barraquinhas, mas infelizmente qualquer cenário estaria fora da equação sem o licenciamento para o ruído”.

António Vasconcelos, presidente da direção da AAUTAD, lamenta, por isso, que “a comunidade académica, geradora de um impacto económico na ordem dos 1,7 milhões de euros por mês na cidade, seja recebida e acolhida desta forma”.

Esta “situação de clara injustiça”, na ótica de António Vasconcelos, levou a AAUTAD a convocar todos os estudantes para uma ação de protesto, sob a forma de marcha silenciosa, que percorreu na terça-feira à noite as ruas de Vila Real desde o local das Barraquinhas até à capela Nova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório