Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

PSP de Braga deteve autor de furtos por cash trapping

A PSP deteve em Braga, no domingo, um homem que tinha furtado diversas quantias monetárias em caixas ATM (multibanco), através do sistema de “cash trapping”, informou hoje aquela força.

PSP de Braga deteve autor de furtos por cash trapping
Notícias ao Minuto

17:43 - 01/07/13 por Lusa

País Multibanco

Ao arguido foram apreendidos artigos e utensílios usados para a retenção de notas nas caixas ATM, bem como cerca de 240 Euros em notas, provenientes do ilícito em questão.

O detido já estava referenciado pela PSP pelo mesmo tipo de crime.

A técnica de “cash trapping” consiste na colocação de um objeto no terminal de saída das notas do ATM, impedindo a sua saída, com a intenção de enganar quem pretende levantar dinheiro e que julga que o equipamento está avariado, levando os utilizadores a abandonar o local.

Nessa altura, os suspeitos procedem à remoção do dispositivo e à consequente subtração do dinheiro retido.

PSP alerta os utilizadores de caixas multibanco para que, se ocorrer alguma anomalia no momento em que realizam operações de levantamento de dinheiro, não abandonem a caixa, porque pode tratar-se de furto por “cash trapping”.

Também a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) já alertou para aquele tipo de furto, acrescentando que é um fenómeno cíclico, que incide sobretudo nos grandes centros urbanos.

A SIBS alertou os utilizadores de caixas automáticas para estarem atentos a qualquer irregularidade nas caixas automáticas, como um sistema diferente de leitor de cartões, de ecrã ou de teclado, aspeto visual diferente ou indícios de vandalização do equipamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório