Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Quase metade da população aposta em jogos da fortuna ou azar

Quase metade da população residente em Portugal aposta em jogos da fortuna ou azar, sendo a prevalência mais elevada entre os homens, revela hoje um estudo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Quase metade da população aposta em jogos da fortuna ou azar
Notícias ao Minuto

10:30 - 19/09/17 por Lusa

País SICAD

"A prevalência de jogos de fortuna ou azar é de 48% na população residente em Portugal", sendo mais alta entre os homens (51%) do que entre as mulheres (45,2%), adianta o " IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, Portugal 2016/17", apresentado em Lisboa.

Na população mais jovem (15-34 anos) a prevalência de jogadores é "um pouco inferior", situando-se nos 42,8%, refere o estudo, que observou uma descida de quase 20 pontos percentuais para o total da população face a 2012.

O estudo, iniciado em 2001 e que foi replicado em 2007, 2012, e em 2016/2017, envolvendo uma amostra de 12 mil inquiridos, representativa da população geral entre os 15 e os 74 anos, estimou a prevalência das práticas de jogo a dinheiro e a prevalência dos consumos do álcool, tabaco, medicamentos e de substâncias psicoativas ilícitas em Portugal.

Segundo o teste 'South Oaks Gambling Screen', baseado em 20 indicadores que visam identificar jogadores patológicos, 46,2% da população "não apresenta quaisquer problemas de dependência" destes jogos.

Comparativamente a 2012, as prevalências de jogadores com alguns problemas e com probabilidade de serem jogadores patológicos subiu de 0,3% para 1,2% e de 0,3% para 0,6%, respetivamente.

Os resultados provisórios do IV Inquérito Nacional à População Geral 2016/2017 mostram também as "taxas de continuidade do consumo de substâncias psicoativas".

Estas taxas são mais altas nas substâncias lícitas, principalmente no álcool (cerca de 70%), e mais baixas nas ilícitas, sobretudo nas anfetaminas e nos cogumelos alucinogénios (entre 0% e 1%)".

"São mais elevadas entre os homens", exceto no consumo de cocaína e heroína, e nos jovens adultos, com exceção do álcool e medicamentos.

Face a 2012, subiram as taxas de continuidade do consumo de tabaco, medicamentos, 'cannabis', heroína e das novas substâncias psicoativas.

Outra das conclusões do estudo aponta que a grande maioria da população geral "é abstinente do consumo de substâncias psicoativas ilícitas" (90% no que respeita a qualquer substância ilícita, chegando aos 99,8% relativamente aos cogumelos alucinogénios e novas substâncias psicoativas).

No caso dos medicamentos, esta percentagem cai para os 87,5%. Cerca de metade da população é abstinente de álcool.

Segundo o estudo, é de 1% a prevalência da população que consome abusivamente álcool, sendo "bastante mais elevada" nos homens (1,7%) do que nas mulheres (0,4%) e na população entre os 35 e os 64 anos.

De todas as substâncias, o tabaco é a que têm o consumo diário mais frequente (mais de 90% dos consumidores), seguindo-se os medicamentos e o álcool.

Entre as substâncias ilícitas, a 'cannabis' é a que apresenta um maior número de declarações de consumo com uma frequência mais regular.

Já 0,6% da população apresenta um risco moderado ou elevado associado ao consumo de 'cannabis'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório