Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Fantasmas? Em Alvalade, afastam-se à 'bomba'

O Sporting recebeu e venceu o Tondela, este sábado, por 2-0, em jogo referente à 6.ª jornada da I Liga.

Fantasmas? Em Alvalade, afastam-se à 'bomba'
Notícias ao Minuto

22:27 - 16/09/17 por Andreia Brites Dias

Desporto 6.ª jornada

Os leões regressaram a casa numa noite fria, não só nos termómetros da cidade de Lisboa, mas também em campo, com uma exibição que não ‘encheu o olho’ a quem assistia. Porém, 'mataram-se' fantasmas. Em duas receções ao Tondela, dois empates até... esta noite.

É certo que o objetivo dos três pontos foi alcançado mas faltou espetáculo e Gelson Martins. Por opção, Jorge Jesus deixou o jovem ‘espalha brasas’ de fora do onze titular e as saudades foram muitas… Surgiu Iuri Medeiros que até deixou (muito) boas referências, mas sem Gelson o Sporting perde vertigem, atitude… a tal irreverência.

'Bomba' de Mathieu para 'animar'

Antes de o relógio ‘bater’ o primeiro quarto de hora, Mathieu não se deixou intimidar pelo vento gelado no Estádio de Alvalade e, na sequência de um livre, fez as delícias dos adeptos, com um golo de levantar as bancadas. Mas nem por isso ‘acordou’ o jogo.

Sem comprometer, o Sporting tomava conta e defendia a vantagem. Porém, faltava ‘genica’. Faltava ‘rasgo’ e ideias à equipa de Jorge Jesus que, perante um Tondela com um bloco tão baixo, sentia dificuldades em criar perigo.

Depois de Iuri Medeiros, aos 25 minutos, quase ter ‘tirado tinta’ do poste de Cláudio Ramos, Bruno Fernandes, perto do intervalo, atirou à trave, na recarga de um remate de Alan Ruiz (41’).

És deste planeta, Bruno?

No segundo tempo, a posse e o controlo do jogo continuavam a pertencer aos leões que, tal como no primeiro tempo, estavam desinspirados e com poucas oportunidades para dilatar o contador.

Aos 60 minutos, Jorge Jesus tirou Iuri Medeiros para a entrada de Gelson Martins, na expetativa de dar outra dinâmica à equipa. Voltou a ‘magia’ ao relvado de Alvalade, com a destreza e ‘habilidade’ do costume.

A cerca de quinze minutos do fim, o 'engenho' foi outro. Bruno Fernandes (quem mais?) aproveitou um passe de William Carvalho e, de forma natural - como já nos tem habituado -, assinou um ‘golaço’.

Um remate certeiro que deu outra segurança aos leões, numa partida que, mesmo controlada, não foi brindada com a melhor exibição, compensada pelos dois belos golos. Uma noite que contou ainda com um adepto especial nas bancadas de Alvalade: Cristiano Ronaldo.

Momento do jogo: Aos 13 minutos, na sequência de um livre, Jerémy Mathieu, a cerca de 30 metros da baliza, foi certeiro e, de forma irrepreensível, colocou o esférico no fundo das redes do Tondela, sem dar hipóteses a Cláudio Ramos. Um golo que colocou o Sporting na frente do marcador. 

____________________________________________________________________________________________

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting vence o Tondela por 2-0, com dois grandes golos de Mathieu e Bruno Fernandes.

80' - Nova oportunidade de golo para o Sporting. Cláudio Ramos tentava colocar a bola no ataque, mas Bas Dost correu desenfreadamente e ainda conseguiu desviar o remate. A bola sai, no entanto, ao lado da baliza.

78' - Esteve à vista o terceiro golo do Sporting. Após uma bola mal aliviada pela defesa do Tondela, Marcos Acuña, de primeira, atira de longe, mas a bola passa a centímetros do alvo.

74' - Cartão amarelo por Bruno Fernandes. O médio acertou com os pitons em cheio na canela de Hélder Tavares.

73' - GOLOOOOOO do Sporting! Mais uma obra de arte de Bruno Fernandes! O médio recebeu a bola a cerca de 30 metros da baliza e, sem preparação, ao ver Cláudio Ramos adiantado, atirou uma verdadeira 'bomba' que acabou em golo.

70' - Momentos de alguma 'tremideira' na defesa do Sporting. O Tondela, sem nada a perder, sobe as linhas e vai começando a criar algum 'frisson' no setor mais recuado dos leões.

63' - O Sporting anuncia que estão 42 401 adeptos em Alvalade, para a receção ao Tondela.

59' - Nova alteração na equipa do Sporting. Gelson salta do banco para render Iuri Medeiros.

57' - Agora é a vez de Pepa promover alterações. No Tondela, sai Pedro Nuno e entra Zachara.

53' - Jorge Jesus mexe na equipa. O treinador do Sporting retira Alan Ruiz e lança Rodrigo Battaglia.

46' - Começa a segunda parte. O pontapé de saída cabe ao Sporting.

45' - Manuel Oliveira apita para o intervalo. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem, fruto do grande golo de Mathieu antes do quarto de hora de jogo. Os leões vão controlando o jogo e até já tiveram oportunidades para dilatar a vantagem. No entanto, a vitória está longe de estar assegurada. O Tondela aproveitou algum desleixo dos homens da casa e, após a meia-hora de jogo, conseguiu aproximar-se da baliza de Rui Patrício, ainda que sem fazer soar qualquer alarme.

44' - Jérémy Mathieu volta a tentar a sorte na marcação de um pontapé-livre a quase 30 metros da baliza tondelense. Apontou ao ângulo contrário àquele onde entrou o golo, mas a bola saiu por cima.

40' - Mais uma vez o Sporting a 'cheirar' o golo. Alan Ruiz atirou de longe para defesa incompleta de Cláudio Ramos. Na recarga, Bruno Fernandes ainda atira ao poste, mas o lance já estava interrompido por fora de jogo.

30' - Substituição forçada no Tondela. Nick Ansell, lesionado, dá lugar a Júnior Pius.

24' - Quase o segundo golo do Sporting! Bas Dost conduziu uma jogada de contra-ataque e deixou a bola em Iuri Medeiros, que, com um remate em jeito, atirou a centímetros do poste da baliza à guarda de Cláudio Ramos.

15' - O golo de Mathieu veio dar conteúdo ao controlo do Sporting no primeiro quarto de hora de jogo. Os leões têm vindo a ter mais bola do que o Tondela, mas com algumas dificuldades em criar oportunidades de golo. Na primeira de que dispôs, o clube de Alvalade marcou. 100% de eficácia.

13' - GOLOOOOO do Sporting! Que grande golo de Jérémy Mathieu! O internacional francês assumiu a responsabilidade de marcar um pontapé livre muito longe da baliza do Tondela, e atirou um remate irrepreensível, que não deu hipóteses de defesa a Cláudio Ramos.

0' - Apito inicial em Alvalade. É o Tondela a dar o pontapé de saída.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão, William, Bruno Fernandes, Iuri Medeiros, Acuña; Alan Ruiz e Bas Dost.

'Onze' do Tondela: Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Ansell, Joãozinho; Hélder Tavares, Claude Gonçalves, Murilo, Miguel Cardoso; Pedro Nuno e Tomané.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório